Qual a diferença de NFe e NFCe?
O que é NFe?
Antes de saber qual a diferença de NFe e NFCe, você precisa saber o que cada um desses documentos representam.
A NFe é a Nota fiscal Eletrônica, que serve para serve para armazenar, de maneira eletrônica, a circulação de mercadorias para a tributação.
O que valida jurídica este documento fiscal é uma assinatura digital de quem a emite e da recepção pelo Fisco.
A NFe existe para substituir a tradicional Nota Fiscal de papel. Essa iniciativa de substituição começou a partir do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Graças a este Sistema, o documento fiscal começou a substituir a Nota Fiscal Modelo 1 e A-1.
Com isso, quando a NFe é emitida, a Secretaria da Fazendo monitora as etapas de todo o processo de circulação dos produtos.
O que é NFCe?
Mesmo tendo uma nomenclatura parecia, existe sim uma diferença de NFe e NFCe. Não confunda as duas e saiba o que cada uma significa.A NFCe é a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica e existe para substituir o cupom fiscal, que é emitido por uma impressora fiscal.
Ela nada mais é do que um documento eletrônico emitido diretamente para o consumidor final. E assim como NF-e, essa modalidade também é parte do SPED Fiscal.
Com o uso da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal foram eliminados.
Graças a isso, o documento pode ser emitido por impressoras comuns, sem a necessidade de equipamentos certificados.
Qual a diferença de NFe e NFCe?
A diferença de NFe e NFCe é que uma se refere às vendas do consumidor final e a outra atende com as outras situações, como as operações de devolução, por exemplo.O que mais difere esses dois tipos de nota fiscal é o conteúdo impresso no documento auxiliar delas.
O Documento Auxiliar da NFC-e (DANFE NFC-e) é mais simples do que o DANFE (Documento Auxiliar da NF-e).
E o consumidor que aceitar apenas o DANFE NFC-e Resumido (sem a relação dos produtos comprados) pode solicitar a impressão do DANFE NFC-e completo.
Sempre você ficar com dúvida sobre a diferença desses documentos, basta lembrar o seguinte: a NFe armazena a circulação de mercadoria e a NFCe substitui o cupom fiscal.
Mas procure trabalhar com ambos. Não deixe de emitir nenhum deles!